Qual é a quantidade ideal de proteínas para mulheres

Nutriente essencial para a manutenção da vida e muito evidenciado na alimentação diária de quem frequenta a academia, a proteína precisa ser consumida em porções suficientes para preservar o bom funcionamento do organismo. Mas você já se perguntou qual é a quantidade ideal de proteínas para mulheres?

Hoje o nosso artigo é para elas!

Vamos trazer informações relevantes sobre a ingestão de proteínas e a quantidade sugerida de consumo diário desse nutriente para suprir as necessidades específicas do organismo das mulheres.

Por que consumir proteínas?

A proteína é uma substância formada por um conjunto de aminoácidos conectados entre si pelas chamadas ligações peptídicas. Considerada um macronutriente primordial para os processos biológicos do corpo humano, a proteína é encontrada em diversos alimentos de origem animal e vegetal, além das fontes sintéticas (produzidas em laboratório).

Sem a ingestão de quantidades ideais de proteína, o organismo não é capaz de produzir tecidos, músculos, hormônios, pele e cabelo. Além disso, a falta de proteínas também prejudica a formação dos neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos que formam os pensamentos e os comandos que movimentam o corpo.

O consumo diário de proteínas é importante para:

  • ganho de massa muscular;
  • produção de anticorpos;
  • manutenção de pele e cabelo;
  • equilíbrio dos hormônios;
  • manutenção do sistema nervoso; 
  • transporte de oxigênio;
  • fornecimento de energia;
  • digestão e absorção dos alimentos;
  • manutenção das articulações.

Com diversas atuações essenciais no corpo humano, fica fácil de entender porque é importante consumir proteína diariamente.

Essa necessidade é ainda mais acentuada pelo fato de nosso organismo não ser capaz de sintetizar (produzir) todos os aminoácidos fundamentais para a manutenção da saúde, (aminoácidos não produzidos naturalmente são chamados de essenciais, já os produzidos pelo corpo são chamados de não essenciais).

Além de todos os fatores que comentamos acima, ingerir proteínas é fundamental, pois nosso corpo realiza o chamado turnover proteico, ou seja, um processo de síntese e degradação que renova diariamente esse macronutriente no organismo.

Dessa forma, não consumir proteínas ou ingerir quantidades inadequadas prejudica diversos processos internos e a saúde como um todo.

Qual a função da proteína no corpo?

Como você conferiu, a proteína participa da manutenção de diversas partes do corpo humano. Mas não é só isso!

Essa substância atua diretamente em dezenas de processos biológicos e reações químicas no organismo, afinal de contas, as proteínas estão presentes na composição de diversas células do corpo.

Confira agora algumas das funções mais importantes desse macronutriente:

  • atua na produção de enzimas;
  • auxilia na formação de hormônios, neurotransmissores e anticorpos;
  • age na reposição do gasto energético das células e no metabolismo celular;
  • participa do transporte de substâncias;
  • atua na formação estrutural de tecidos.

Nós comentamos acima que o corpo não produz todas as substâncias necessárias para manter seu bom funcionamento. A obtenção dos macronutrientes essenciais, portanto, ocorre através de uma alimentação equilibrada e adequada para o organismo tanto dos homens quanto das mulheres.

Proteínas para mulheres 

Quando o assunto é necessidades alimentares, é preciso ter em mente que não existe uma quantidade exata para todos os casos. Pois cada organismo é único e possui suas próprias deficiências.

Antes de determinar a quantidade ideal de proteína para o dia a dia, deve-se considerar uma série de variáveis como estilo de vida, idade, biotipo e sexo.

No geral, as mulheres precisam consumir quantidades menores de proteína do que os homens, devido à diferença no porte físico entre os sexos. Contudo, vale ressaltar que a necessidade proteica delas pode mudar durante o ciclo menstrual.

Conheça agora a quantidade indicada de proteínas que elas devem consumir de acordo com cada perfil: 

Mulheres sedentárias

O consumo diário recomendado é de 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal. Logo, se você não pratica atividades físicas, basta multiplicar seu peso corporal por 0,8 para encontrar a ingestão diária ideal de proteínas.

Mulheres ativas

Mulheres que realizam pelo menos 35 a 40 minutos de exercício físico moderado entre quatro a cinco vezes por semana, precisam consumir uma quantidade maior de proteína. Para chegar ao valor ideal é necessário multiplicar o peso corporal por 1,2 ou 2.

No caso das atletas, a proteína age reconstruindo o tecido muscular, principalmente se o exercício praticado for de alta intensidade.

O consumo insuficiente do macronutriente pode resultar principalmente em perda de massa muscular e de pressão do sistema imunológico, situações que levam à uma queda de rendimento nos treinos e prejudicam a saúde.

Vale lembrar ainda que, devido questões hormonais e demais características do organismo feminino, as mulheres têm mais dificuldade em ganhar músculos além de maior propensão para acumular gordura corporal.

Mulheres gestantes ou em fase de lactação

Para mulheres entre 19 a 50 anos, que estão grávidas ou amamentando, o indicado é ingerir 71 gramas do macronutriente por dia.

Se você deseja calcular a quantidade ideal de proteínas para o seu organismo, de acordo com suas necessidades e porte físico, baixe gratuitamente o e-book Guia de proteínas Purus Labs.

Adquira seu e-book clicando aqui!

As melhores fontes de proteína

Agora que você já está por dentro da importância de ingerir proteínas, e sabe a quantidade mais indicada para o seu perfil, está na hora de conhecer quais são as melhores fontes desse macronutriente essencial para a manutenção da saúde do organismo.

  • Proteínas de origem animal: carnes de animais possuem praticamente todos os aminoácidos essenciais para o corpo. A melhor opção, no entanto, são as carnes brancas e magras que possuem menos gordura que a carne vermelha. Carne de frango, peixes, ovos, leite, queijo e iogurte são alimentos que possuem proteínas de origem animal.
  • Proteínas de origem vegetal: são os macronutrientes encontrados nos vegetais, como feijão, ervilha, soja, lentilha, quinoa, nozes e grão-de-bico.
  • Proteínas sintéticas: manipuladas em laboratório e encontradas nos famosos suplementos alimentares de whey protein. As proteínas sintéticas são muito utilizadas por quem deseja complementar a alimentação diária por meio de outras fontes proteicas além da animal e vegetal.

A suplementação de proteína

Com uma rotina agitada, muitas vezes as mulheres não têm tempo para realizar refeições completas com a quantidade adequada de proteínas.

Por isso que, para evitar a insuficiência desse macronutriente no organismo, muitas delas apostam na suplementação alimentar. Afinal, consumir proteínas em pó ao longo do dia complementa as refeições e fornece ao organismo a quantidade necessária dessa substância.

A Purus Labs, marca internacional de suplementos alimentares, oferece uma linha exclusiva de whey protein focada na melhor absorção de proteínas pelo corpo humano.

Conheça os suplementos proteicos ideias para as mulheres:

Ketofeed Purus Labs

O Ketofeed da Purus é um suplemento de proteína isolada livre de carboidratos, ideal para mulheres que seguem uma dieta cetogênica (keto) ou low-carb (pouca ou nenhuma ingestão de carboidratos).

Rico em aminoácidos e de rápida absorção, o Ketofeed Purus Labs é uma bebida densa de macronutrientes que oferece 20 gramas de proteína por dose.

Myowhey Purus Labs

O Myowhey da Purus reúne todos os benefícios da proteína concentrada em um suplemento ideal para a recuperação muscular e o aumento da massa magra. 

Com 22 gramas de proteína por dose, o Myowhey melhora a imunidade das mulheres, reduz os sintomas de fadiga e as microlesões durante os treinos e ainda garante a proteção das articulações. 

Blend de proteínas Myofeed

O Myofeed da Purus Labs é um suplemento para uso diário e é indicado para mulheres que praticam qualquer tipo de atividade física. Sua fórmula rica em Caseína, proteína de lenta absorção, melhora o aproveitamento ao longo do dia e otimiza o rendimento durante os treinos. 

O blend de proteínas da Purus complementa as necessidades diárias desse macronutriente, além de auxiliar na redução da gordura e na regeneração muscular dos tecidos, evitando a perda de massa muscular durante o dia a dia. 

Para conhecer mais sobre os benefícios do whey protein para mulheres, confira nosso artigo Whey protein para mulheres: Descubra os benefícios e o que mais você precisa saber.   

Gostou do artigo de hoje? Então continue acompanhando nosso blog e confira outros conteúdos exclusivos que a Purus Labs preparou para o público feminino.