Proteína isolada, concentrada e hidrolisada: Quais são as diferenças entre elas?

Para potencializar o aumento de massa três hábitos são fundamentais: praticar exercício que force o músculo; alimentação adequada e uma boa qualidade de sono.

Ainda se tratando da nutrição, os indivíduos fisicamente ativos e atletas precisam de uma maior ingestão proteica do que as pessoas sedentárias, para promover assim a tão desejada tonificação dos músculos.

A febre do whey protein

Nos últimos anos essa proteína ganhou evidência nas academias. Conhecida como whey protein, ela é proveniente do leite bovino, que de acordo com a nutricionista Cristiane Perroni, contém “cerca de 80% de caseína e 20% de proteínas do soro” mas isso pode variar de acordo com: “a raça do gado, tipo de ração fornecida e o país de origem.

Como é preparada a proteína?

A nutricionista explica que “as proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, obtida durante o processo de fabricação do queijo. A parte sólida é constituída de caseína e lipídeos (gorduras). Já a fração líquida contém proteínas do soro do leite, carboidrato (lactose) e gorduras.”

Por que a proteína se tornou o queridinho entre os atletas?

Diferentemente de outras proteínas de origem animal, as proteínas do soro promovem uma rápida absorção, o aumento temporário nos níveis de aminoácidos no sangue e sinalização para síntese protéica no músculo. Além disso, elas apresentam um excelente perfil de aminoácidos, sendo constituídas principalmente de leucina, um BCAA que favorece o anabolismo muscular.

Há diversas formas de processar essa proteína do soro até chegar às mãos do consumidor, as principais formas encontradas são concentrada, isolada e hidrolisada.

  • Proteína concentrada: Cristiane Perroni esclarece que esse tipo “pode conter entre 25 a 89% de proteínas, carboidratos (lactose) e lipídios. Um bom whey concentrado contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, reduzindo a quantidade de carboidratos e gorduras”;
  • Proteína isolada: “Já a forma isolada sofre processo de filtração obtendo mais de 90% de proteínas, possui maior grau de pureza, sendo removidos à lactose e as gorduras” —afirma a nutricionista;
  • Proteína hidrolisada: e, por fim, ela apresenta o modelo mais moderno que existe: a proteína hidrolisada. Esclarecendo que: “o processo de hidrólise consiste em quebrar as proteínas em tamanhos menores, facilitando a digestão e sendo mais rapidamente e facilmente absorvidas.”

 

Ainda sobre os três tipos de proteína, ela aponta que: “Entretanto, este processo de hidrólise pode estar presente na forma de whey protein concentrada (que terá lactose) e na forma isolada que não tem.”

As diversas formas de processamento da proteína do soro apresentam benefícios característicos para cada perfil de atleta. Por isso, é preciso saber escolher o whey protein ideal para o seu tipo físico e objetivo.

Conheça agora as vantagens do consumo de cada forma de proteína.

A proteína concentrada

  • Melhora a imunidade: o whey de proteína concentrada aumenta a glutationa, molécula antioxidante que trabalha na defesa do organismo contra agentes externos como bactérias e vírus. 
  • Auxilia na restauração muscular: o consumo da proteína concentrada fortalece a musculatura, e reduz os sintomas de fadiga muscular e microlesões decorrente dos treinos.
  • Aumenta a massa magra: a proteína concentrada aumenta a massa magra muscular, garantindo a proteção das articulações durante os treinos. 

A proteína isolada

 

  • Te ajuda a emagrecer: livre de carboidratos e gorduras, a proteína isolada é eficaz na perda de peso. Como o organismo precisa de mais energia para digerir as moléculas formadas por essa proteína, o atleta sente maior saciedade e menos fome ao longo do dia. 
  • Realça a definição dos músculos: a proteína isolada possui alto valor biológico, auxiliando no crescimento dos músculos e na redução da gordura localizada.
  • Ideal para intolerantes: atletas com intolerância a lactose podem consumir a proteína isolada, já que a açúcar do leite é eliminada durante a produção do suplemento. 

A proteína hidrolisada

 

  • Te ajuda a chegar mais longe: a profissional da saúde explica que a proteína hidrolisada é ideal para atletas que treinam em “intervalos curtos e utilizam este suplemento entre os treinos, precisando de rápida digestão e absorção.
  • Quando isolada não contém lactose: perfeita para intolerantes e sensíveis.
  • Promove a hipertrofia muscular e aumento da força: pois contém aminoácidos menores, que promovem a energia e ganho de massa muscular através dos estímulos à síntese proteica.

Vá com calma!

Não adianta beber litros de whey esperando crescer do dia para a noite! Entenda por que: “Há um limite máximo de estímulo à síntese proteica desempenhada pela ingestão de proteínas, que parece estar entre 20 a 30g. Aumentar doses de suplementação não potencializa a síntese proteica. O importante é fazer uma correção na proporção utilizada do whey concentrado, escolher uma marca que tenha boa proporção de proteína, para que seja alcançada a dose de 20 a 30g. O custo da proteína isolada é muito mais caro do que dá concentrada, e só há verdadeiro benefício para indivíduos com sensibilidade ou intolerância à lactose.

Se você procura uma marca de confiança com procedência internacional precisa conhecer a Purus Labs. Somos referência no padrão de qualidade internacional de suplementos, e estamos chegando ao mercado brasileiro com produtos incríveis diretamente do EUA. Aproveite as promoções de novembro para testar e aprovar os nossos suplementos!

Os suplementos Purus Labs

A suplementação proteica da Purus é desenvolvida a partir de estudos científicos e aprovada por atletas de alta performance.

Nossa linha de suplementos de proteína possui as versões isolada e concentrada, para suprir as necessidades de atletas com perfis diversos.

Na loja virtual da Purus Labs você encontra proteína isolada Ketofeed, proteína concentrada Myowhey e o blend de proteínas Myofeed. Todos com garantia de procedência e qualidade.

E você procura suplementos de aminoácidos, creatina ou low carb, conheça os demais produtos da Purus.