Potencialize seus resultados com os suplementos alimentares

Você sabe o que há em comum entre o ganho de massa muscular e o emagrecimento, além da adoção de hábitos saudáveis e da reeducação alimentar? A carta coringa para esses e muitos outros objetivos que envolvem mudança corporal são os suplementos alimentares!

A suplementação alimentar, desde que autorizada por um profissional da saúde e aliada a hábitos saudáveis, pode trazer resultados mais efetivos na busca pelo shape ideal. 

Se você quer descobrir quais suplementos são os indicados para o emagrecimento e o ganho de massa muscular, acompanhe o post de hoje.

Emagrecimento

As dietas restritivas reduzem não só a sua numeração de roupa, mas fazem com que você perca minerais, água, proteínas e só por último gordura. Afinal, somente reduzir a numeração que aparece no visor da farmácia ou na balança de casa não é a melhor solução.

O excesso de exercícios físicos aeróbicos também contribuem para a diminuição do peso, mas, na maioria das vezes, quem pratica só eles e não faz musculação para acompanhar, perde além de gordura muita massa magra.

E o pior: quando se perde massa muscular a tendência de engordar fica ainda maior. Isso ocorre porque a musculatura aumenta o metabolismo e a queima de energia, ou seja: quanto maior sua massa em músculos, mais fácil será emagrecer.

De acordo com a especialista Ana Paula Scinocca:

“A perda de peso é ligada à perda de uma massa global do corpo, a qual junta vários tecidos, como os músculos, tecido adiposo, líquidos, minerais, entre outras coisas. O emagrecimento, por sua vez, é a diminuição da gordura corporal que, em grande quantidade, poderia ocasionar problemas, como diabetes e hipertensão. Porém, quando está em um nível muito baixo, pode ocasionar outros tipos de problemas, pois através da gordura que o corpo desempenha várias funções, como proteção de órgãos, reserva de energia, isolamento térmico e a síntese hormonal”

Ela explica ainda que:

As fases da perda de peso são diferentes daquelas do emagrecimento. Pois quando o corpo perde peso, é possível ver diferenças grandes logo nos primeiros dias, contudo, você acaba estagnado ou aumentando depois. Já no emagrecimento, a diminuição na balança ocorre gradualmente, não sendo de forma tão rápida quanto na perda de peso. Porém, muito mais eficaz, já que faz com que o corpo tenha redução de tecido adiposo e aumento de massa magra.

Treinando e suplementando regularmente aumentamos a massa magra e o gasto metabólico, pois os músculos consomem calorias todo o tempo, inclusive dormindo.

Muitas vezes, após um mês de academia, você poderá notar que mesmo sem ter reduzido tanto na balança, as suas medidas já não são mais as mesmas, pois suas roupas vestem diferentes.

Este pode ser um indicativo de que você emagreceu, ou seja, diminui gordura. Quanto mais músculos temos maior a facilidade em perder gordura. Logo, se você quer emagrecer precisa ganhar massa muscular.

Para tornar esse processo mais eficiente, você pode contar com o auxílio da suplementação alimentar. Pois ela complementa a dose de nutrientes necessários na alimentação diária.

Conheça os principais suplementos alimentares para emagrecer: 

Proteínas

Existem diversos tipos de suplementos proteicos disponíveis no mercado, cada um com uma função principal específica. Para perder gordura corporal, os famosos suplementos whey protein são os mais indicados.

Extraído o soro do leite, o whey protein é uma proteína de rápida absorção que melhora o rendimento durante os exercícios físicos e auxilia na recuperação pós-treino. Essa proteína pode ser encontrada nas formas isolada, concentrada, hidrolisada e em blend.

Ao contribuir para o aumento da massa muscular, o whey também promove uma maior queima de gordura. Pois, como já comentamos, os músculos consomem calorias, logo, quanto mais músculos, maior é o gasto calórico diário.

O consumo de whey protein também aumenta a termogênese no organismo, já que a proteína demanda uma quantidade maior de energia para ser digerida e absorvida. Em outras palavras, o suplementação de whey potencializa o gasto calórico por apresentar um maior efeito térmico no organismo.

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L-Carnitina

O composto L-carnitina é importante para o emagrecimento, pois participa do metabolismo (queima) da gordura, garantindo que ela seja utilizada como fonte energética para o treino.

Essa característica da L-carnitina faz com que o composto esteja presente em diversos suplementos termogênicos que queimam gordura.

Durante os treinos o suplemento de L-carnitina melhora a capacidade física e a resistência muscular em atividades de força.

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Glutamina

A suplementação de glutamina auxilia na redução do catabolismo — processo de degradação dos músculos —, além de ajudar na defesa imunológica e na manutenção da massa magra e das funções intestinais (recriando as vilosidades do intestino). 

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Creatina

A creatina é caracterizada como um queimador de gorduras indireto, pois ajuda na obtenção de massa magra e na manutenção deste tecido magro. 

A maior quantidade de músculos possibilita uma carga maior de exercícios, logo, é possível queimar mais calorias durante o treino e após ele.

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Aminoácidos

Compostos orgânicos que “constroem” as proteínas, os aminoácidos possuem certa eficiência no processo de emagrecimento. Afinal, eles complementam a perda de gordura. 

Quando adicionados à dieta, os aminoácidos (como a L-carnitina) contribuem para a aceleração do metabolismo, a queima de gordura e o crescimento muscular.

Ganhar massa muscular

Para aumentar a massa muscular é preciso realizar uma combinação equilibrada entre: alimentação correta, exercícios físicos periódicos e descanso. Se você não sabe por onde começar, nem como fazer isso não se preocupe. Separamos algumas das dicas contidas na matéria elaborada por Scott Laidler, Colunista de Saúde e Fitness sobre: “Como construir músculos: um guia completo para criar um corpo maior e mais forte.” Mas como funciona a construção de um músculo forte? Segundo Scott, existem três fundamentos básicos para o ganho muscular:

  • 1. Pesos pesados: ao levantar pesos pesados você estará estimulando o dano em suas fibras musculares, esse processo acaba forçando seu corpo a responder com o crescimento muscular. “Essencialmente, você precisa ensiná-lo que você vai estar levantando pesos mais pesados e mais pesados em uma base regular, então ele terá que responder com mais força para lidar com a carga”;
  • 2. Consuma um excedente calórico: Seu corpo precisará de matéria para criar novos músculos, logo para impulsionar o crescimento da sua nova massa muscular você precisará consumir mais calorias – ou seja, calorias suficientes para não apenas manter seu peso corporal atual, mas também para alimentar todo aquele treinamento extra e crescimento muscular;
  • 3. Descanse: Você não vai crescer na academia! Durante o treino nós apenas criamos o dano que o nosso corpo precisa para responder. Portanto, além da alimentação adequada o repouso é fundamental para ganhar massa muscular. “Nesse sentido, ganhar músculo é tanto sobre o que você faz fora da academia quanto no interior.

Aliar essas dicas à suplementação alimentar garante melhor aproveitamento durante os treinos e traz resultados mais efetivos.

Conheça os melhores suplementos alimentares para ganhar massa muscular:

Proteínas

O suplemento proteico whey protein é um dos queridinhos dos atletas quando o assunto é ganho de massa muscular.

O whey age aumentando a força muscular e melhorando a performance durante os exercícios. No pós-treino ele contribui para o processo de recuperação e crescimento dos músculos.

De acordo com o coach de bodybuilding Alpha M, os suplementos proteicos são essenciais pois, segundo ele, “obter proteína suficiente é fundamental para ganhar músculos. Especificamente, para ganhar massa muscular, você precisa consumir mais proteína do que seu corpo se desfaz em processos naturais. Embora seja possível obter toda a que você precisa de alimentos ricos em proteínas, algumas pessoas têm dificuldade em fazê-lo.” Caso tenha problemas em ingerir a quantidade adequada, o conselho do coach é para que você: “considere tomar um suplemento de proteína. Existem muitos suplementos proteicos disponíveis, mas alguns dos mais populares são whey, caseína e proteína de soja. Outros suplementos proteicos contêm proteína isolada de ovos, carne bovina, frango ou outras fontes.

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L-Carnitina

Ao aumentar a resistência muscular, a L-carnitina promove um ganho de performance durante os treinos, principalmente aeróbicos.

Além disso, este aminoácido reduz a fadiga, otimiza o processo de recuperação muscular, fornece mais energia e previne lesões musculares decorrentes da atividade física.

Confira a L-carnitina Purus Labs.

Glutamina

Um dos principais usos da glutamina é potencializar o ganho de massa muscular e a hipertrofia (crescimento) dos músculos. Afinal, a substância atua combatendo o catabolismo, processo que prejudica a performance durante os treinos e reduz a massa magra.

Confira a glutamina Purus Labs.

Creatina

O suplemento alimentar de creatina otimiza o processo de recuperação muscular, reduz o cansaço, participa da manutenção da massa magra e contribui para a definição dos músculos.

Em combinação com exercícios regulares, a creatina potencializa o desempenho no esporte, possibilitando treinos mais intensos e, consequentemente, o ganho de massa muscular.

Segundo Alpha M a creatina é  “[….] uma molécula produzida naturalmente em seu corpo, que fornece energia para os músculos e outros tecidos. No entanto, tomá-lo como um suplemento dietético pode aumentar o conteúdo de creatina muscular em até 40% além de seus níveis normais. Isso afeta as células musculares e o desempenho no exercício, promovendo o ganho muscular. […] Uma boa notícia se você está tentando ganhar músculos. Maior força permite um melhor desempenho durante o exercício, levando a maiores aumentos na massa muscular ao longo do tempo. A creatina também pode aumentar o teor de água nas células musculares. Isso faz com que as células musculares inchem um pouco e produzam sinais para o crescimento muscular.”

O autor termina pontuando que: “Se você estiver procurando por um suplemento para ajudá-lo a ganhar massa muscular, considere a creatina primeiro”.

Confira a creatina Purus Labs.

Aminoácidos
A suplementação de aminoácidos é ideal para quem pratica treinos intensos e prolongados e deseja ganhar massa muscular.

Os aminoácidos auxiliam na recuperação muscular, reduzindo as chances de lesões, atuam na construção de novos músculos, impedem o catabolismo (redução a massa muscular) e ainda regulam os processos metabólicos do organismo.

Reeducação alimentar

Como comentamos no início da matéria, a reeducação alimentar também faz parte dos processos de emagrecimento e ganho de massa muscular.

Afinal, de nada adianta frequentar a academia e seguir uma rotina de exercícios físicos se a alimentação é repleta de alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar, não é mesmo?

Se você ainda tem dúvidas acerca da importância da reeducação alimentar para conquistar os resultados desejados, confira as informações a seguir. 

A reeducação alimentar é definida como um processo em que se aprende, através de mudanças nos hábitos e orientações nutricionais, estratégias para ter uma alimentação mais saudável e adequada para sempre.

Para quem deseja emagrecer, a nutricionista Tatiana Zanin aconselha:

O emagrecimento através da reeducação alimentar é ideal porque apesar da aparente demora para emagrecer, fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro, essa alimentação ensina a comer de forma correta, diminuindo o risco do efeito sanfona, comum em dietas muito restritivas. Além disso, praticar atividades físicas três vezes por semana também é muito importante.

Nas dietas convencionais as mudanças internas, o conhecimento do seu corpo e dos alimentos não ocorre. Já quando se parte para a reeducação muda-se a forma de ver e entender os alimentos, estas mudanças tendem a ser profundas e se tornam um hábito enraizado, sólido, para toda a vida.

Atenção! Nós não recomendamos nenhuma dose neste post, porque aconselhamos que você consulte um profissional de saúde da alimentação antes de tomar qualquer suplemento.

Se após a consulta você estiver liberado para o consumo dessas substâncias, conte com a Purus Labs para adquirir suplementos de procedência internacional!

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