Como funciona o metabolismo

A todo momento nosso organismo passa por processos que desencadeiam uma série de reações químicas. Essas reações, chamadas de metabolismo, são as responsáveis por responder às necessidades morfológicas e energéticas dos seres vivos. Mas você sabe como funciona o metabolismo?

No post de hoje vamos explicar como ele ocorre, qual seu efeito no organismo, e como acelerar esse processo. Portanto, se você é atleta, ou adepto de uma vida saudável, continue acompanhando para entender melhor essa atividade fundamental para nossa saúde.

Metabolismo: o que é?

Basicamente, o metabolismo representa as várias reações que possibilitam o organismo sustentar suas funções vitais. Ou seja, o metabolismo abrange todos os processos bioquímicos que ocorrem internamente, e que são essenciais para as funções diárias mais básicas.

Alguns exemplos de atividades metabólicas são a geração de calor, a produção de energia, e a síntese e degradação de proteínas, carboidratos e demais compostos.

Por ser fundamental para a manutenção do organismo, e, consequentemente da vida, o metabolismo está presente em todos os seres vivos.

Como ele funciona?

O processo metabólico, ou metabolismo, concentra duas principais atividades: a síntese ou anabolismo; e a degradação ou catabolismo. 

  • Anabolismo: O anabolismo, ou síntese, é o processo no qual os tecidos e órgãos são regenerados por meio da construção das moléculas. Ou seja, durante o anabolismo, novas moléculas são geradas, constituindo, portanto, um processo de crescimento. O anabolismo conta com o auxílio da insulina, e ocorre geralmente na ingestão de alimentos e na prática de atividades físicas.
  • Catabolismo: Já o catabolismo, ou degradação, realiza a quebra dos compostos em substâncias mais simples, como no processo digestivo. Quando a taxa de glicose está baixa, o organismo utiliza as reservas do corpo, realizando a quebra de componentes para aumentar a glicemia no sangue. No processo catabólico, o corpo conta com a ajuda do hormônio glucagon.
  • Metabolismo basal: O chamado metabolismo basal é, basicamente, o metabolismo que o corpo realiza durante momentos de repouso. Já a taxa metabólica basal, é o mínimo de energia que o organismo precisa para realizar atividades como respirar, bombear sangue para o coração e assegurar o funcionamento do sistema nervoso.

Aceleração e desaceleração 

Muito se escuta as pessoas dizerem que têm metabolismo rápido ou lento, e que isso influencia na perda ou ganho de peso. Mas, afinal, o que a velocidade do metabolismo significa? 

A velocidade do processo metabólico é nada mais do que o tempo que o organismo leva entre os processos de anabolismo e catabolismo. Ou seja, a demora entre sintetizar e degradar compostos. 

  • Metabolismo lento: É considerado metabolismo lento quando o organismo apresenta dificuldades para degradar as substâncias e a digestão não é eficiente.

Pessoas que comem pouco e não conseguem eliminar calorias, aumentando de peso, também podem possuir um metabolismo lento.

  • Metabolismo rápido: O metabolismo rápido, por outro lado, é caracterizado pelo acúmulo de proteína proveniente de exercícios físicos.

Quem come muito, e ainda assim é capaz de queimar calorias e manter o peso, ou até mesmo emagrecer, possui um metabolismo rápido.

Para acelerar o processo metabólico, é importante praticar exercícios cardiovasculares, se alimentar no café da manhã e não pular nenhuma refeição, manter a hidratação diária, e apostar em alimentos termogênicos como gengibre, pimenta, canela e chás verde e de hibisco.

Contudo, vale ressaltar que o metabolismo acelerado, e a maior facilidade para perder do que ganhar peso, não representam, necessariamente, boas condições de saúde. 

Como citamos acima, possuir um metabolismo rápido nem sempre é sinônimo de vitalidade e saúde.

Cada organismo é único e trabalha em um ritmo diferente, por isso, antes de trabalhar a aceleração do processo metabólico por conta própria, é preciso consultar um médico especialista e seguir todas as orientações.

Outra recomendação é procurar um personal trainer habilitado para fazer o acompanhamento dos exercícios, e seguir uma dieta adequada, prescrita por um nutricionista.

A Purus Labs Brasil é a marca especialista em suplementos para atletas, com procedência e qualidade atestada.

Os produtos da Purus foram desenvolvidos a partir de estudos científicos, e são aprovados por esportistas e atletas.

Portanto, se você quer complementar seu treino de maneira saudável e eficiente, alie seus exercícios e dieta com os suplementos da Purus Labs Brasil.