Como aumentar o metabolismo

Considerado uma das funções mais importantes do corpo humano, o metabolismo costuma ser responsável pelo ganho ou perda de peso das pessoas. Afinal, a “velocidade” desse processo influencia na queima de calorias e no acúmulo de gordura.

Mas você sabe como o metabolismo funciona e como ele pode te ajudar a emagrecer ainda mais? 

O metabolismo no corpo humano 

Entender o metabolismo não é tão simples assim, afinal, ele não representa apenas um único processo, mas sim um conjunto de reações químicas que ocorrem no interior do corpo humano.

Por definição, o metabolismo é um complexo sistema de reações responsável pela geração de calor, energia, síntese e degradação de compostos que garantem as necessidades energéticas vitais do organismo.

As duas principais funções do metabolismo no corpo humano são:

  • Síntese (ou anabolismo): durante a síntese — fase de crescimento —, novas moléculas são criadas e reservadas. Esse processo consome energia.
  • Degradação (ou catabolismo): na degradação, as moléculas que estavam reservadas são quebradas, a fim de aumentar a taxa de glicemia no sangue, fornecendo mais energia para o corpo.  

Esses dois processos são fundamentais para a determinação da “velocidade” do metabolismo.

Já que, o que define o metabolismo rápido ou lento é o tempo que o corpo leva para sintetizar e degradar as substâncias. Ou seja, é a alternância entre o anabolismo e o catabolismo.

Agora que você já sabe o que é metabolismo e como ele funciona, anote algumas dicas para acelerar o processo e facilitar a perda de peso de maneira saudável.

Como aumentar o metabolismo? 

A genética é o fator inicial que define como o metabolismo trabalha, e a velocidade com que as calorias são gastas.

Contudo, existem maneiras saudáveis de acelerar o processo metabólico, e aumentar a perda de peso.

Anote as dicas a seguir para conseguir o tão desejado metabolismo rápido.

1.Aumente o número de refeições diárias

Grande parte das pessoas está acostumada a fazer três refeições ao longo do dia, café da manhã, almoço e jantar. Porém, fracionar os alimentos em seis pequenas refeições diárias ajuda a acelerar o metabolismo.

Ao comer mais refeições ao longo do dia, em quantidades menores, o organismo ficará menos tempo sem receber alimento, logo, não será necessário estocar calorias.

Em pouco tempo o apetite irá reduzir, aumentando a sensação de saciedade com apenas pequenas porções de comida. Além de que o metabolismo acelera, facilitando a perda de até dois quilos por mês.

Mas atente-se à quantidade de alimento em cada refeição. Uma porção equivale a um punho fechado. O filé de carne branca deve ser do tamanho da sua mão, enquanto a carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanha da palma.

2.Faça exercícios e movimente-se

Subir e descer escadas, caminhar pelo bairro, passear com o cachorro, limpar a casa e pular corda são apenas algumas das atividades benéficas para o aumento do metabolismo. 

Estar em movimento e praticar atividades físicas ajuda os músculos a não perderem volume, processo natural do envelhecimento. Por isso, fazer musculação e qualquer exercício que trabalhe o corpo e desenvolva os músculos evita que a gordura se acumule e torna o gasto calórico maior e mais rápido.

3.Não pule o café da manhã

Todos sabem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, afinal, após o período de jejum durante a noite, o corpo acorda necessitando de nutrientes, que serão fornecidos justamente no café da manhã, a primeira refeição do dia.  

Ao pular o café matinal, seu corpo não recebe os nutrientes importantes para ter energia, fazendo com que você aumente a quantidade de alimentos e calorias consumidos durante o almoço. Portanto, o hábito de pular o café da manhã contribui para desaceleração do metabolismo.

4.Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem a noite acelera o metabolismo e contribui para a melhora do humor e o aumento da disposição ao longo do dia.

Afinal, dormir poucas horas por noite causa irritação, cansaço e fraqueza, deixando a pessoa mais lenta e inativa.

5.Se hidrate

Manter uma boa hidratação ao longo do dia, ingerindo pelo menos dois litros de água, ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. 

A falta de água no organismo desacelera o ritmo, tornando a pessoa menos ativa e consequentemente reduzindo o gasto de calorias. 

Uma dica para acelerar ainda mais o metabolismo é ingerir um limão-galego espremido na água.  

Quais alimentos aceleram o metabolismo?

A alimentação também é parte importante das reações do metabolismo, por isso, nós separamos alguns alimentos que auxiliam na aceleração do processo metabólico.

Carboidratos

Os carboidratos são essenciais para o funcionamento do corpo humano, pois atuam como combustível para os músculos, o sistema nervoso e as células do sangue.

A ausência de carboidratos no organismo leva à falta de energia, situação que deixa a pessoa mais lenta e inativa, aumentando o ganho de peso. 

Para acelerar o metabolismo é importante ingerir com frequência os carboidratos com baixo índice glicêmico, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais, alimentos com alto teor de fibras e pouca gordura.

Proteínas

As proteínas reduzem a velocidade da digestão dos carboidratos e ajudam na formação dos músculos, tecidos que consomem calorias mais rapidamente.

É importante adicionar ao cardápio proteínas magras como patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, queijo cottage, ovo e soja.

Gorduras

As gorduras são essenciais para o metabolismo, pois desaceleram a digestão dos carboidratos, auxiliam no gasto mais homogêneo da energia e contribuem para a limpeza das artérias (gorduras boas)

Para acelerar o processo metabólico é importante adicionar ao cardápio apenas gorduras boas, como castanha-do-pará, amêndoa, nozes, amendoim, caju, pinhão, azeite de oliva extravirgem, abacate, abóbora e gergelim.

Quais exercícios praticar?

Além da musculação, existem outros exercícios físicos que auxiliam na movimentação de todo o corpo e aceleram o metabolismo. Conheça alguns deles:

  • Lutas: atividades como boxe, Muay Thai e MMA movimentam diversos músculos do corpo, resultando em um grande gasto de energia;
  • Corrida: correr aumenta a frequência cardíaca e movimenta grandes grupos musculares;
  • Bicicleta: fazer bicicleta aumenta a liberação de glucagon e adrenalina, que aumentam a utilização da gordura como fonte energética;
  • Dança: além de movimentar diversos músculos, a dança ajuda a relaxar e queimar calorias.

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