9 dicas para treinar no verão

O verão é a época do ano em que muita gente abandona os treinos, ou tem preguiça de treinar no calor. Mas, se você não é um desses indivíduos e quer manter seu treino o ano inteiro, ou apenas está começando a se exercitar e quer saber mais sobre o tema, confira 9 dicas para treinar no verão que separamos para você!

O verão, o calor e as atividades físicas

De acordo com a reportagem realizada por Paula Perdiz, do blog Mais Equilíbrio, “com os dias quentes de verão o número de pessoas se exercitando pelas ruas, praias, parques e avenidas aumenta consideravelmente.

Para comprovar essa estatística a repórter apresentou dados da ACAD – Associação Brasileira de Academias, sobre como o movimento nas academias aumenta nessa época. A pesquisa mostra que no início do verão o número de matrículas nas academias cariocas aumenta em torno de 30%, podendo chegar a 45%.

Paula também realizou uma entrevista com o personal trainer Fernando Beja, especializado em fisiologia do exercício, que alerta que: “A atividade física no calor exige cuidados básicos”, principalmente pelo brusco aumento nas temperaturas. A não ser pelo sul do Brasil, que reserva um clima mais ameno, no geral na maior parte do país é calor o ano inteiro, fazendo com que o verão só aumente essas temperaturas.

As temperaturas acima de 30 graus (quando aliadas a baixa ingestão de líquidos) promovem uma queda na pressão arterial. Essa queda pode acabar causando fadiga naqueles que estão treinando pesado, pois, nessas condições o corpo desidrata com mais facilidade.

É claro que, esse quadro pode ser amenizado com a hidratação adequada, e espaços arejados. Academias que contam com ar-condicionado, por exemplo, oferecem boas alternativas para amenizar as altas temperaturas. Contudo, sabemos que nem todos podem dispor dessas comodidades, por isso separamos várias dicas pra te ajudar.

Confira as dicas do Vigilantes do peso e de Fernando Beja para treinar no verão:

1.Avaliação física

A dica mais importante de Fernando Beja, é uma que sempre reforçamos aqui no blog, para caso você seja novato e esteja querendo começar a treinar: “Nunca comece ou aumente um programa de exercícios sem passar por uma avaliação médica. Lembre-se de informar se está tomando medicação ou se passou por algum problema de saúde recente.

2.Busque alternativas prazerosas

A verdade é que os primeiros meses nunca são prazerosos para quem está saindo do sedentarismo para os treinos. Pois, o que traz realmente prazer são os resultados que a academia pode te propiciar, e isso vem a longo prazo. É por isso que no blog dos Vigilantes do peso eles recomendam para quem está começando a treinar no verão, que tente optar pela natação, afinal esse esporte: “É sempre a primeira opção que nos vem à mente quando pensamos em fugir do calor sem deixar de fazer atividade física; e, de fato, é uma boa ideia, mas quem sabe não seja uma boa hora de se matricular na academia?

Se você não se sente bem com a musculação, pode fazer aulas de localizada, spinning e até dança – e tudo no conforto do ar-condicionado. “

Sobre atividade e  local, Beja completa ainda dizendo que: “academia ou rua não importa o lugar, mas escolha sempre uma atividade prazerosa. É bem mais fácil manter o ânimo para fazer algo que você realmente goste”.

3.Atenção ao horário

Sabe aquelas publicidades de protetor solar que te dizem para aproveitar o sol antes das 10 e depois das 16? Não é uma má idéia fazer isso durante o verão. Evitar a exposição desnecessária aos raios U.V. previne o câncer de pele.

Esteja sempre atento a hora que decidir praticar os treinos, afinal quanto mais calor maiores as chances de desidratação corporal. Lembre-se que graças ao horário de verão as tardes parecem mais longas, e reservam temperaturas mais frescas também.

4.Se preparando para sair de casa

Não vá sair de casa super agasalhado, na ilusão de que quanto mais transpirar mais peso você perde. Não é assim que funciona, perder líquidos é bem diferente de emagrecer. Se quiser ler mais sobre o assunto temos um artigo sobre este tema aqui.  Aqui a dica é: vista roupas leves, passe filtro solar, use óculos escuro e programe-se para se exercitar quando o clima estiver ameno e agradável.

5.Alongue-se

Se você já conferiu todos os steps até aqui, e, finalmente, chegou no seu treino não se esqueça de esticar bem o seu corpo antes de puxar peso. É muito comum as pessoas pensarem que podem apenas se aquecer na esteira ao invés de alongar antes de um treino, os cardios são importantes, mas o alongamento é indispensável para evitar câimbras.

6.Cuide da alimentação

É importante que você também se preocupe com o que vai comer. A recomendação da maioria dos personal trainer é para que você não se exercite em jejum e de preferência a alimentos leves como frutas, saladas e grelhados.

7.Mantenha-se hidratado

É o que você mais vai ler sobre o verão. E não é para menos, afinal, por mais óbvio que pareça óbvio, a hidratação adequada é esquecida por muitos. Não basta beber líquidos depois da atividade física. É preciso se hidratar adequadamente antes, durante e depois dos treinos.

8.Respeite seus limites

Não é porque você quer alcançar um corpo incrível que precisa sacrificar a saúde. Fique atento aos sinais que o corpo emite. Tonturas, náuseas, dores e outros sintomas podem ser provocados pelo excesso de calor e atividade física. Se sentir algum deles pare e recupere-se, caso o problema continue procure ajuda médica.

9.Chuvas de verão não são desculpa!

O último ponto que gostaríamos de destacar são dias chuvosos. Afinal, não é porque é verão que o tempo vai permanecer sempre cheio de sol, calor e alegria. É importante que você não use a chuva como desculpa para não se exercitar.  Se a chuva aparecer planeje-se para atividades que você possa fazer em ambientes fechados. Que tal subir e descer as escadas da sua casa ou prédio? Outra opção é pular corda.

Gostou das dicas? Tem mais alguma informação para acrescentar sobre o tema?

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